A pesquisa

A Pesquisa Empreendedores foi realizada pela PUCRS e GeraçãoE, com a parceria de Jornal do Comércio, Sebrae/RS e Fajers. O estudo serve como fonte valiosa e exclusiva de informação para fomentar o empreendedorismo no RS, colaborando para a criação de políticas públicas e mercadológicas que fortaleçam a cultura empreendedora, impulsionando a economia, os negócios e o desenvolvimento sustentável através do empreendedorismo. Dentro do universo pesquisado, os principais objetivos do estudo foram: caracterizar o cenário gaúcho; mensurar o desejo das pessoas abrirem um negócio próprio e suas motivações; identificar vantagens e problemas que os empreendedores enfrentam; comparar diferentes percepções entre os perfis atuantes no cenário gaúcho.

realização:
apoio:

Resultados

46,3%
das pessoas acreditam que os empreendedores possuem um trabalho desafiador e estimulante
80%
dos empreendedores afirmam que tiveram que fazer sacrifícios pessoais
76%
de quem pretende empreender já teve um negócio informal no passado
92,2%
dos futuros empreendedores aplicarão recursos próprios no negócio

Atualmente a forma mais comum de empreender é criar seu próprio negócio. Entre aqueles que já possuem negócio próprio, 76,6% criaram e desenvolveram de forma própria o empreendimento. O segundo comportamento mais comum é comprar um negócio já existente (12%).

O desejo de se transformar empreendedor é maior no segmento mais jovem entre 18 e 29 anos. Nele encontramos 75,9% de pessoas interessadas em ter seu próprio negócios, enquanto que no dado geral da pesquisa esse percentual é de 63%. O desejo de ter o próprio negócio vai diminuindo com o avançar da idade.

De modo mais subjetivo, ligado aos anseios e expectativas pessoais, por que alguém pretende empreender? Conforme esse estudo observamos que busca por realização de um sonho (26,2%), busca de liberdade para colocar ideias em prática (21,5%) e independência financeira (20,2%) são os principais motivos para a abertura de um negócio.

Baixe a pesquisa completa

Tenha acesso gratuito ao conteúdo completo da Pesquisa Empreendedores, cadastrando seus dados no link abaixo e fazendo download do material. Nele você vai encontrar o perfil destes empreendedores, suas características e experiências, motivações para empreender, como pretendem alavancar os seus negócios e seus principais desafios.

Download

Baixe a pesquisa completa

Informe seus dados abaixo e tenha acesso completo aos dados da pesquisa:

Opinião